top of page

Missão Evangélica Betânia

A Missão Evangélica Betânia faz parte da história do protestantismo brasileiro. Seus primeiros missionários chegaram aqui em 1961. Desde então ela tem sido parte fundamental na revolução que quase transformou o Brasil de um país necessitado de missionários estrangeiros para um verdadeiro celeiro de evangelistas compromissados com a missão de levar a mensagem da cruz “até os confins da terra”. Logo a Betânia se viu chamada também a suprir a necessidade de uma literatura bem fundamentada que alimentasse o avivamento que se derramava pelas igrejas brasileiras na década de 60.

Esse compromisso com o evangelho e com a obra de Deus tem sido refletido em toda a trajetória da Missão Betânia no Brasil. Não podemos falar da Missão Betânia sem falar do seu fundador, Ted Hegre. O trabalho desenvolvido pela Betânia ao redor do mundo é, na verdade, o cumprimento de uma visão que Deus lhe deu enquanto orava.

Em 16 de abril de 1943, Ted Hegre fundou a Capela Betânia (Bethany Chapel ) com um grupo que somava 16 membros. Em agosto de 1944, foi ordenado pastor. Numa tarde de domingo deste mesmo ano, enquanto orava, Ted recebeu uma visão do Senhor. A visão desafiava a Capela Betânia a enviar missionários para o mundo. O número que lhe veio à mente foi um total de 100 pessoas. A missão parecia impossível, já que os integrantes da Capela Betânia somavam pouco mais do que um décimo desse número.

Embora, temeroso, Ted compartilhou a visão com a comunidade que, para sua surpresa, aceitou a missão dada pelo Senhor, passando a trabalhar diligentemente para seu aprimoramento. Em 1962, três casais foram enviados ao Brasil, Rich e Karen Craven, Willy e Judy Harder e Paul e Joanne Mckaughan

Em 1964 é fundada a Missão Betânia no Brasil, com o objetivo de treinar pastores e evangelistas brasileiros para que ministrassem ao seu próprio povo. Neste mesmo ano é fundada a Editora Betânia, produzindo material de qualidade com uma literatura que alimentasse o avivamento que estava ocorrendo no Brasil. A Missão Betânia do Brasil conta hoje com os Seminários Teológicos em Altônia - PR , Curitiba-PR e Petrolina-PE, Editora e Gráfica Betânia, duas livrarias próprias (Curitiba-PR e Rio de Janeiro-RJ). Em 1984 foi enviado os primeiros missionários brasileiros para o Paraguai, onde Benides Bergamo liderou um corajoso grupo de jovens missionários, onde até hoje planta igrejas e educa crianças. Esta ação levou a Gary Hauter em 1988 a fundar a JUMIB – Junta de Missões da Igreja Betânia, uma  agência missionária que capacita e sustenta missionários. Os primeiros  missionários brasileiros, frutos dessa agência foram enviados para Senegal, Uruguai, Bolivia, Suldão Sul e India. Agora com 50 anos tem sua sede em Campinas-SP.

A visão “impossível” de Ted Hegre a respeito do envio de 100 pessoas se cumpriu. Em 1974, a Betânia enviou seu centésimo missionário. A ênfase da Missão Betânia continua sendo, treinar pessoas para a obra de Deus, produzir uma literatura que edifique os cristãos e comprometer-se com missões levando a boa nova do evangelho a todas as nações do planeta.

 

Igreja Evangélica Betânia no Brasil 


A Igreja Betânia no Brasil faz seus 25 anos de emancipação e está apenas começando; não para levantar a bandeira de uma organização, mas para proclamar que JESUS CRISTO é o SENHOR através da vida e dedicação de seus missionários, seguindo os três braços de seu ministério: TREINAMENTO; LITERATURA e MISSÕES.

A Igreja Betânia no Brasil conta hoje com 3340 membros e uma freqüência de 4080 pessoas em 52 congregações, um quadro de 70 pastores constitui 7 regionais: Norte, Nordeste, Sul, Paraná/Mato Grosso do Sul, Espirito Santo, Vale do Aço/MG, Belo Horizonte/MG.


CONAIBE é a sigla para: “Conselho Nacional da Igreja Evangélica Betânia”, doravante denominado “Concílio Nacional”. É uma organização religiosa sem fins econômicos, instituída por decisão da assembléia de seus membros, constituída por tempo indeterminado, composta de número ilimitado de membros, regendo-se por este estatuto e por seu regimento interno, que adota os princípios enunciados na sua Declaração Doutrinária e que tem as Escrituras Sagradas como sua suprema regra de fé e prática. Segundo o Estatuto deste Conselho, esta organização tem como finalidades:
I – adotar e ensinar os princípios bíblicos consubstanciados na sua declaraçãodoutrinária;
II – promover a instrução cristã e incentivar os vocacionados ao preparoacadêmico;
III – promover a obra de assistência social para beneficiar pessoas carentes;
IV – promover a obra missionária e o evangelismo;
V – zelar pela ordem e os bons costumes nas igrejas evangélicas Betânia, atravésdos seus pastores. 

O CONAIBE tem seu forum Juridico na cidade de Ipatinga/MG, na Av. José Fabrício Gomes, 114, Bairro Bethânia.


O atual presidente da Igreja Evangélica Betânia hoje, é o Pr. Eliomar Ferrari, pastor local da igreja Evangélica Betânia de Ipatinga.


“Não importa quem somos, onde estamos, quais são nossas habilidades. Nós somos chamados por Deus em seu grande programa em resgate e recuperação da evangelização do mundo.” Pr. Hegre

Fontes:

http://www.iebetania.com.br/#!conaibe/rndxw

http://www.semib.com.br/historia/31-missao-betania-no-brasil.html

COMO TUDO COMEÇOU...

A Igreja Evangélica Betânia de Macaé

A Igreja Betânia de Macaé possui treze anos de história, plantada no Estado do Rio de Janeiro, na Cidade de Macaé, começou com o desejo e a visão missionária do Pastor Luis Paulo, que residia em Serra - ES, mas que, frequentemente visitava sua mãe nessa cidade, que de bom grado cedeu sua casa pra início dessa obra. Os esforços evangelísticos do pastor fundador deu-se primeiramente, no bairro da Barra, centro e alguns outros. Logo após essa gênesis veio pra região o pastor Rafael Sousa, sua esposa Daniela (vindo depois seu filho Pedro) para darem continuidade a implantação da igreja que veio mesmo a tomar forma no bairro Lagomar com a aquisição de um terreno e posterior construção (três) anos depois. A obra missionária levou muitas pessoas a se encontrarem com Cristo e muitas famílias reconciliadas consigo e com Deus, mas, também encontraram muitos desafios e dificuldades que nos levou a obra a beira de ruir. Contudo, pela graça de Deus e pelo empenho de alguns remanescentes fiéis a Deus e leais ao reino (como a irmã Marta Assumpção e Fabiana Lemos) que nunca mediram esforços para manterem a igreja de pé. E para a glória de Deus essa obra resitiu a toda fúria do adversário, do pecado, da rebeldia e mau testemunho de alguns poucos que vieram a comprometer o ambiente e o crescimento saudável desse rebanho. E após muitas batalhas, lágrimas e também muitos frutos, o pastor Rafael e família retornaram para sua terra natal em Janeiro de 2015 incumbindo assim o pastor Wesley Reis e sua esposa Kerley de darem continuidade ao ministério. E podemos dizer com toda fé e firmeza: EBENÉZER "Até aqui nos ajudou o Senhor" (I Samuel 7:12). Estamos aqui, estamos vivos, estamos bem! Somos a prova viva e real que Deus não abandona os seus, não tosquenejará, não dormirá o Guarda de Israel (Salmo 121). Nunca desistiremos da obra, da da essência e da presença de Deus: Não importam os recursos ou os números, se estiverem dois ou três reunidos em o nome de Jesus, Ele se fará presente (Mateus 18:20) e essa promessa se cumpre todos os dias em nossa vida. E agora, outro marco importante da nossa história se estabeleceu em Janeiro desse ano com a chegada do pastor Leonardo Vieira, sua esposa Tainá e seu filhinho Pedro que muito tem nos auxiliado e dado um novo rumo para edificação e crescimento desse ministério. Meu desejo e oração é que muitos, mesmo não estando de corpo presente conosco, seja alcançados por essa amada igreja que verdadeiramente possui o DNA de Cristo e firmes possamos manternos sóbrio e vigilantes (I Pedro 5:8) nessa empreitada dando continuidade naquilo que Jesus começou no calvário e que deverá se estender por todos os lugares mais distantes da Terra. Para que enfim, o nosso Amado Noivo possa retornar a essa Terra, estabelecer o seu Reino, julgar os perversos e trazer justiça aos seus santos. Maranata "Ora vem Senhor Jesus".

Pr. Wesley F. Reis

SOBRE NÓS...

Acreditamos que Deus tem um plano de salvação para o mundo, que começou com a perfeita, única e suficiente obra do seu Filho no calvário e que, se estende a toda humanidade. Somos parte desse projeto maravilhoso de resgate do homem em toda a sua totalidade (espiritual, física e emocional). Nosso chamado é para servir, amar e contribuir com a grande empreitada de Deus que é alcançar todos os povos, linguas e nações de todo o mundo, para isso, pregamos o genuíno evangelho da cruz, tendo a Palavra de Deus a suprema revelação, única fonte e balisadora de padrões e princípios de vida e conhecimento de Deus, anunciamos  da renúncia, da santidade, no Poder e na unção do Espírito Santo estamos seguindo as pegadas do Bom Pastor Jesus Cristo.

No que acreditamos?
bottom of page