top of page

Palavra da Semana

"Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido."  (Josué 1 : 8)

meu olhar, meu ser, meu sentir...

 

“Os olhos são a janela da alma” - diz o ditado... Uma janela possui duas funções: um portal de entrada e também de saída da alma. Como portal de saída eles dizem muito ao nosso respeito, revelam os segredos da alma, indicam como estamos, o que somos, sentimos ou desejamos. Por vezes, o nosso olhar pode dizer aquilo que a nossa boca nem sempre tem capacidade ou coragem de expressar. E como portal de entrada da alma eles se tornam o ponto focal mais importante da nossa vida, pois, são capazes de definir o nosso sucesso ou nossa derrota. Dessa forma, mais do que revelar, eles definem o que seremos, sentiremos e desejaremos. Por isso, o ensinamento de Jesus é tão claro​ a esse respeito: são os olhos que definem quão bons seremos ou quanto de luz teremos. Se atentarmos para as riquezas nos tornaremos ambiciosos, cobiçosos ou avarentos; se atentarmos para o sexo nos tornaremos impuros, lascivos e depravados; se atentarmos para o nosso ego nos tornaremos orgulhosos, presunçosos e soberbos; se atentarmos para a vida alheia nos tornaremos preconceituosos, críticos e fofoqueiros; se atentarmos somente para a vida terrena esqueceremos do céu e se atentarmos somente para o céu iremos falhar com os homens.

Um simples olhar, pode se tornar um ardente desejo, uma paixão incontrolável ou uma fantasia doentia que pode consumir toda a sua vida, destruir seus recursos, acabar com seu casamento e outros relacionamentos, mudar seus conceitos e valores. Mas a culpa de tudo isso não são das coisas que existem ou das pessoas com quem nos relacionamos e sim nossa, somos nós que nos entregamos ao desejo quando não conseguimos desviar o olhar de algo ou de alguém. Somos atraídos e engodados pela nossa própria cobiça (Tg 1:14), e mesmo que, atiçado por fatores externos ele é extremamente íntimo e pessoal.

A bíblia nos orienta que de tudo que se deve guardar, guardemos o coração, porque dele procede à fonte da vida (Pv 4.23). Nesse aspecto, é impossível guardar o coração se não vigiarmos os nossos olhos constantemente, porque se o coração gera vida, os olhos podem gerar a morte. Por isso, meu querido leitor, cuidado com o que você tem se permitido sonhar, buscar ou primar em sua vida. Que seus olhos não sejam uma armadilha que vai lhe conduzir a dois tipos de frustração: Uma por desejar o que não estava ao seu alcance ou por descobrir no final que investiu a sua vida em algo que não valia a pena.

Pr. Wesley Reis

Os olhos são a lâmpada do corpo. Portanto, se teus olhos forem bons, teu corpo será pleno de luz. Porém, se teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em absoluta escuridão. Por isso, se a luz que está em ti são trevas, quão tremendas são essas trevas. Mateus 6:22-23

Mensagem nº 1 - Semana 1 - Mês 08 - Ano 2016

Aquele que tem ouvidos para ouvir, que ouça! Mateus 13:9

Quem tem ouvidos?

Quando somos impactados pela Palavra? O que é necessário para a nossa edificação? Um grande congresso internacional? Um pregador de renome? Ou eloquente? O que seria imprescindível um grande mensageiro ou uma grande mensagem? Eu digo que, como a mensagem chega aos nossos ouvidos não é tão importante quanto a nossa capacidade de interpretar o que recebemos, ou o que Deus desejava nos dizer. Se a embalagem nem sempre é perfeita, a mensagem sempre é genuína.

Jesus nos transmitiu os valores do reino, trouxe a revelação mais completa de Deus que o homem jamais havia recebido, porém, alguns o rejeitaram, o chamaram de principe dos demônios, beberão, glutão e outros adjetivos chulos. A mensagem era tremenda, pura e divida; o pregador também, mas os ouvidos eram medíocres e indignos.

Nem sempre o pregador irá conseguir transmitir com perfeição o que Deus lhe conferiu, mas saiba que ele está se esforçando, todavia, assim como você, ele tem suas limitações, seus problemas, suas inseguranças, seu cansaço, etc. Aprenda a ouvir a Deus com humildade, simplicidade, abandone seus preconceitos, suas barreiras, seus julgamentos e o Espírito Santo de Deus estará complementando a mensagem no seu coração a mensagem que você precisa receber, e de um jeito que só Ele sabe fazer. Deus lhe abençoe, hoje e sempre!

Pr. Wesley Reis

Mensagem nº 2 - Semana 2 - Mês 08 - Ano 2016

Mensagem nº 3 - Semana 3 - Mês 08 - Ano 2016

SINCERIDADE: QUALIDADE OU DEFEITO?

Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. Tiago 3:2

Bem, a sinceridade é, com certeza, uma qualidade maravilhosa, mas, já vi muitas pessoas prejudicarem os outros e a si mesmas por usarem de sinceridade sem sabedoria ou sem amor.

Saber quando, como, porque, pra que e até o quanto falar é primordial para que a nossa sinceridade não machuque, desmotive ou arruíne o dia, a semana ou a vida de alguém.

 

Nem tudo precisa ou vale a pena ser dito. Será que todo comentário sincero que fazemos é para o benefício do outro? Ou simplesmente atende a uma intenção egocêntrica e má do nosso coração, como a inveja, a cobiça, frustração, a vingança, desabafo, orgulho, arrogância, etc.?

 

Desta forma a sinceridade deixa de ser uma virtude e se transforma numa arma. Há coisas que demoramos 30 anos pra aprender e queremos que o outro assimile com uma lição de moral ou sermão de 5 minutos. Há pessoas que não estão preparadas para toda a verdade que queremos fazê-las entender agora, por não terem a nossa formação, ensino, criação, experiência, etc.

Todo conhecimento e maturidade que adquirimos na vida não é pra sentirmos superiores ou melhores do que o outro, mas, para sermos mais úteis e mais servos para o mundo. Algumas pessoas não precisam de palavras sinceras e sim de um exemplo pra seguir, elas vão aprender sim, mas só se estivermos dispostos a investir tempo, paciência, compreensão, dedicação, amor e, principalmente, sabermos a hora de trocarmos a nossa sinceridade pelo nosso silêncio.

 

Sinceramente,
Pr. Wesley Reis

Mensagem nº 4 - Semana 4 - Mês 08 - Ano 2016

O SHOW TEM QUE CONTINUAR​

​... pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens." (I Coríntios 4:9b). 

Certamente, você já assistiu algum teatro de bonecos. É maravilhoso quando o manipulador e boneco se tornam um. Agora pense... De quem é o espetáculo, do boneco, ou do artista manipulador que por vezes fica escondido dos olhos da platéia? O que é o boneco sem o manipulador? NADA, sem o artista não há vida no boneco! O boneco não decide o que fazer ou dizer, todo movimento, todo sentimento vem do ator. E por vezes, no decorrer do espetáculo o encanto da cena, faz com que a platéia se esqueça que há alguém por trás daquele personagem inanimado.


Nossa vida não é diferente disso, quando a vontade de Deus encontra um servo preparado; um espetáculo está preste a começar na terra. Nós somos a ferramenta de Deus para que o espetáculo dEle aconteça no mundo;

Deus almeja nos usar para demonstrar o seu Amor, sua Misericórdia, seu Poder e sua glória. Mas, não apenas Ele, existe também uma platéia à nossa espera... Eles estão lá, na escuridão do teatro desejosos que as luzes se acendam e vida abundante nasça em nós, a tal ponto, de os fazerem rir, chorar, se emocionarem, e torcerem por nós, para que a nossa peça tenha um final feliz, e com certeza suas vitórias e suas derrotas, estão na memória deles.  

 

Permita ao maior Artista de todos te dá vida, te usar, não deixe que atrasem o acender das luzes neste mundo de trevas. Apesar das muitas apresentações que teremos em nossa existência, há espetáculos exclusivos, para platéias específicas, que vieram somente para assistir você. Eles querem ver do que o Artista é capaz, o que Ele pode fazer, o quanto é talentoso e habilidoso. Você é o instrumento de Deus para esta geração e não importa o que aconteça (como dizem no meio artístico): "o show tem que continuar", seja persistente, perseverante, paciênte... O Artista vai te recompensar. Basta que sejas paciênte, manta-se atento e vigilante ao seu falar e agir; permita-se ser comandado ou guiado por Ele. E não se preocupe se haverá aplausos, ou não. Porque, se houverem, eles será apenas para o Grande Artista e não para o simples boneco.

 

Deus te abençoe ricamente,

Pr. Wesley Reis

bottom of page